Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Os artigos aceitos serão publicados na seção Dossiê da Parc ao longo de 2020, no fluxo de publicação contínua do periódico

A Revista Parc Pesquisa em Arquitetura e Construção lança chamada para a seção Dossiê de 2020 com o objetivo de discutir passado, presente e futuro sob o prisma dos arquitetos e urbanistas que atuaram ou atuam no Brasil.

É mister que a arquitetura e urbanismo ultrapassam, na sua materialidade, as épocas e condições que as viabilizam, fazendo-as excelentes objetos de análise de transformações históricas. O historiador de arquitetura Manfredo Tafuri considerava a construção do espaço físico o lugar de uma ‘batalha’, convidando-nos, entretanto, a destruir a linearidade da história e de sua autonomia (1). Nessa passagem, o autor resume os desafios que pesam sobre o pesquisador na sua intenção de versar sobre diferentes tempos estando diante de obras que, ao mesmo tempo, testemunham e ultrapassam a contingência. Ponderar sobre passado, presente e futuro na arquitetura é, em si, um exercício de apuro historiográfico que demanda pensamento crítico e apuro metodológico. Os elos que unem estes tempos sempre desafiaram os pesquisadores interessados em entender os rumos que o pensamento e a produção da Arquitetura e Urbanismo vêm tomando no decurso do tempo.

No caso brasileiro, essas tensões se aprofundam na medida em que, ao longo do século XX, a busca por uma ligação entre o passado colonial, as vanguardas modernistas e a formulação de perspectivas progressistas futuras foram traço distintivo dos profissionais atuantes no Brasil. Tal esforço não se limitou a um círculo ou a uma escola pontual, mas pautou, nas suas ilações, um amplo conjunto de profissionais, servindo de motivação para múltiplas entradas no tema. Nos últimos anos, a pesquisa acerca de arquitetos e urbanistas no país ganhou novas perspectivas, e o paulatino abandono da polarização entre leituras laudatórias ou derrogatórias criou um ambiente de intensos debates, com os quais a Parc intende colaborar nesta seção especial.

Esperam-se artigos de análise de obras e de discursos, perfis biográficos, estudos de caso, estudos comparativos, resgate metodológico de processo de projeto, revisão bibliográfica, história oral, historiografia, mas outras abordagens relevantes são benvindas. Os artigos aceitos serão publicados na seção Dossiê da Parc ao longo de 2020, no fluxo de publicação contínua do periódico.

Clique aqui para ter acesso ao periódico e inscrições.

notas TAFURI, Manfredo. La sfera e il labirinto. Barcelona, Gustavo Gili, 1984, p. 12.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Revista Parc – Pesquisa em Arquitetura e Construção

inscription dates
in 30/10/2019


Parc – Research in Architecture and Building Construction

source
Parc – Research in Architecture and Building Construction
Campinas

share


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided