Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Assuntos serão abordados por grandes profissionais do setor que trarão em suas apresentações reflexões de responsabilidade sociais que sempre foi o legado de Oscar Niemeyer

O Fórum Mundial Niemeyer- é um evento em prol de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas, sua primeira edição foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro – no Rio de Janeiro, e reuniu 31 palestrantes do Brasil e do exterior. Durante o evento, os participantes abordaram temas muito além da arquitetura e o legado deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abrange Políticas Urbanas, Cientificas e Culturais. Foram 04 dias de reflexão e debates sobre o rumo e futuro da importância da arquitetura, como interventor no desenvolvimento das cidades de modo a torná-las mais inclusivas e humanas.

A primeira edição carioca foi um sucesso que deixou os paulistas aguçados pelos conteúdos aplicados, o que fez a direção trazer o evento para o Memorial da América Latina, de 26 a 30 de agosto, será o mesmo formato, mas como todos ficaram com um gostinho de quero mais, a programação foi estendida para uma semana. Os temas serão: Artes e Humanidades, Sustentabilidade, Cidade e Planejamento Urbano e Inclusão e Arquitetura, ambos os assuntos serão abordados por grandes profissionais do setor que trarão em suas apresentações reflexões de responsabilidade sociais que sempre foi o legado de Oscar Niemeyer.

Os projetos do Paulo Niemeyer não param de crescer, na estreia do Fórum foi anunciado o Prêmio Global Niemeyer.

“O Prêmio Global Niemeyer é uma premiação de âmbito internacional que tem como objetivo promover e laurear a excelência de ações e projetos de políticas urbanas, culturais e científicas, pretendendo honrar o legado humanístico do meu bisavô, que sempre manteve um claro discurso político em favor de um mundo mais solidário. E ao homenagear práticas bem-sucedidas no âmbito da arquitetura, urbanismo e outras categorias, daremos voz a projetos de cunho social, técnico e artístico-cultural democráticos que precisam de atenção para maior visibilidade e apoio”, declara Paulo Sérgio Niemeyer – presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

O Prêmio Global Niemeyer será lançado em São Paulo na segunda edição do Fórum e contemplará oito categorias:

  • Arquitetura e Humanismo;
  • Soluções Urbanas e Responsabilidade Social Artes de Cunho Social;
  • Ciência e Tecnologia à Serviço da Sociedade;
  • Esporte Solidário;
  • Acessibilidade;
  • Personalidade do Ano;
  • Sustentabilidade.

A ação conta com apoio do Green Building Council Brasil, que premiará ações em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. E a pretensão é o Prêmio Global Niemeyer é ser uma espécie de Nobel de políticas urbanas sustentáveis, que será auferido a cada ano, tendo como corpo de Júri, pessoas de notório conhecimento em cada área contemplada, sob a curadoria do Instituto Niemeyer.

Sobre o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Cientificas e Culturais

Criado em 02 de junho de 2010, pelo seu Presidente de Honra Oscar Niemeyer e seu bisneto e atual presidente Paulo Sérgio Niemeyer, o Instituto tem como objetivo principal preservar o legado deixado por Oscar Niemeyer e ampliar o impacto das soluções que fazem parte da agenda urbana e social, que sempre fizeram parte de suas criações arquitetônicas e princípios humanos. O instituto tem ainda como meta o resgate das imensas comunidades carentes que ocupam mais de 60% das grandes cidades do País e o futuro sustentável dos recursos naturais do planeta.

É ainda intuito do Instituto, fomentar plataformas que estejam comprometidas com o bem público e ações que possam solucionar a complexidade urbana do país, além da abordagem dos problemas urbanísticos, que envolvem o que mais atinge o dia-a-dia das pessoas – mobilidade, saneamento, segurança, estrutura educacional prioritária, equipamentos culturais, zoneamentos econômicos, ampliação do IDH e ações que façam todo o tecido urbano ter parâmetros de sustentabilidade responsável e ativo, numa profícua sinestesia entre campo, áreas industriais, de comércio e principalmente suas periferias, reais e simbólicas.

Memorial da América Latina<br />Foto SCFF3A  [Wikimedia Commons]

Memorial da América Latina
Foto SCFF3A [Wikimedia Commons]

II Fórum Mundial Niemeyer

happens
from 26/08/2019
to 30/08/2019

where
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
São Paulo SP Brasil

source
Radar [PR1]
São Paulo

share


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided